Header Ads

BLUMENAU RESPIRA CULTURA ALEMÂ



A região conhecida como Vale do Itajaí (por causa do caudaloso rio que a corta), no norte de Santa Catarina, tem como principal característica abrigar grandes cidades de colonização germânica e ser um grande pólo de produção têxtil.

Lá estão as cidades de Joinville, São Francisco do Sul e Blumenau. Esta última ganhou notoriedade em 1984 com as enchentes do rio, que deixaram milhares de desabrigados. Hoje, passado o flagelo, é muito conhecida por abrigar a maior festa da cerveja na América Latina, a Oktoberfest (leia abaixo). Esta, aliás, está próxima: para não ficar a ver navios, é bom começar a pensar em reservar um lugar para ficar.

Além disso, a cidade realiza, de hoje a 4 de setembro, o Blumenau Rodeio Country Fest, com peões de todo o Brasil para disputar montaria em touros e cavalos. O evento terá, ainda, os shows de Guilherme & Santiago, Guto & Nando, Edhy e Rodolfo & Ravel. Do elenco de "América", já confirmaram presença Humberto Martins e Bruno Gagliasso.

Aniversário

O rodeio acontecerá ao mesmo tempo em que a cidade comemora 155 anos de sua fundação (2 de setembro) por 17 colonos alemães liderados pelo farmacêutico Hermann Bruno Otto Blumenau, que deu nome ao lugar. Apesar de terem sido reprimidos por Getúlio Vargas, na época da Segunda Guerra Mundial (tiveram de abdicar do direito de falar sua língua-mãe), os imigrantes alemães deixaram seu rastro nas expressões culturais silenciosas, como a arquitetura enxaimel dos edifícios, a culinária, cujo destaque é o marreco com repolho roxo e, claro, a Oktoberfest.

Loucos por cerveja

A grande atração de Blumenau está bem próxima. Como o nome diz, a Oktoberfest vai dos dias 7 a 23 de outubro e é considerada a maior festa das tradições germânicas na América Latina. Em sua 22ª edição, a festa terá como temática central a Colonização Alemã no Vale do Itajaí (rio que corta a cidade). Por isso, o cardápio de comidas típicas será ampliado, e os visitantes poderão provar também o chope produzido de forma artesanal pelas cervejarias da cidade e região. 

Além dos milhões de litros de cerveja que serão consumidos em Blumenau, a Oktoberfest tem outros pontos fortes: O desfile de abertura, que será realizado no dia 8, com carros alegóricos, e o Bierwagen (carro da cerveja) que faz a alegria dos cachaceiros e circulará todas as tardes distribuindo chope de graça.

Nenhum comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!