Header Ads

SERRA CATARINENSE: SERRA DO CORVO

Outro passeio imperdível é percorrer a Serra do Corvo Branco, que é atravessada por uma estrada de 40 km entre Urubici e Grão Pará. O percurso, com fortes subidas e curvas fechadas, ora junto dos precipícios ora passando entre fendas de até 90 metros de altura escavadas nas rochas, é uma das melhores maneiras de vislumbrar as paisagens impressionantes da serra. Trata-se de uma obra de engenharia invejável, que deve mérito ao ex-prefeito da cidade, Natal Zilli.

A despeito da opinião pessimista sobre a viabilidade do projeto, Zilli se empenhou de tal forma na execução da estrada que chegou a trabalhar como operário na construção, para cumprir o expediente de prefeito apenas à tarde. Um sinal da disposição cabocla que se arraigou, ao longo dos séculos, na alma dessa gente que habita o alto da serra no Sul do Brasil. Gente que aprendeu a enfrentar as adversidades impostas pelo frio e pelo isolamento das montanhas naquelas latitudes.


DE 4X4 PELO PARQUE NACIONAL

Quem gosta de natureza mas não quer suar a camisa nas trilhas pode conhecer as paisagens do Parque Nacional de São Joaquim a bordo de um jipe 4x4. Uma estrada de terra de 50 km atravessa a área do parque entre Urubici e Bom Jardim da Serra. O caminho todo é praticamente um extenso mirante, passando pelos campos de cima da serra e por florestas de araucárias milenares.

Apesar dos muitos sacolejos, o passeio de um dia inteiro garante uma boa noção da geografia e da flora da serra. Custa R$ 300 para até quatro pessoas. Quem leva: Graxaim Ecoturismo - d (49) 3278-5617, graxaim.com.br.

Museu Histórico de São Joaquim
A partir da revista Viaje Mais (Ed. 96 - Maio/2009)

Serra Catarinense : Urubici
Serra Catarinense : Serra do Corvo

Nenhum comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!