SERRA CATARINENSE: CACHOEIRA DO AVENCAL

Com tantas montanhas e nascentes de água, cachoeiras brotam às centenas na região de Urubici. São tantas que nem se sabe o número exato delas. A mais famosa, e de fácil acesso, a apenas 6 km da cidade, é a Cachoeira do Avencal, que despenca dentro de um cânion a cem metros de altura. Pode ser vista de um mirante na parte de cima, como também lá de baixo, ao final de trilha curta de 15 minutos. Nem precisa de guia para chegar. Basta perguntar que qualquer um indica o caminho.

Bastante conhecida também, com acesso fácil de carro, é a Cachoeira do Véu de Noiva, no caminho para o Morro da Igreja. E uma parada obrigatória no retorno do passeio à Pedra Furada, especialmente se for hora do almoço, já que o restaurante instalado ao pé da cascata serve delícias da culinária regional, como o entrevero de pinhão, uma espécie de picadinho de carne, complementado com pimentão, tomate, cebola e, claro, o pinhão, a semente da araucária, cuja temporada de colheita começou no dia 15 de abril e segue por todo o inverno.

Ajuda de guia
Para conhecer outras paisagens, porém, como o Morro da Cruz, o Campo dos Padres, o cânion do Espraiado ou os recantos mais escondidos pelos paredões da Serra do Corvo Branco, será preciso procurar um bom guia. E quem conhece como ninguém cada palmo de chão por ali é o polivalente Juan Rivas, guia de montanha, fotógrafo e proprietário da pousada Refúgio Rio Canoas -são dele, inclusive, algumas das fotos que ilustram esta reportagem. Juan é uruguaio, um ex-diretor de arte de agência de publicidade, que veio a Urubuci pela primeira vez há 20 anos com intuito de conhecer a nascente do Rio Canoas, principal formador do Rio Uruguai, de onde traz boas recordações de infância. Em 1997, comprou terras próximo à Serra do Corvo Branco e construiu uma casa, anexa a uma pousada e um albergue, que administra com a esposa Gisele.

O Refúgio Rio Canoas fica num local afastado e cercado de verde, a 50 minutos de Urubici. Tem uma atmosfera agradável de cabana de montanha, com quartos aconchegantes, uma charmosa cozinha aberta e com uma grande mesa para um café da manhã coletivo, o que favorece uma interação rápida e natural entre os hóspedes. Instalada em local estratatégico, muitos trekkings partem da própria pousada. Há opções de passeios de um dia até uma semana inteira, com acampamento selvagem, além de esportes de aventura, como a canoagem no Rio Canoas, mountam bike e rapei.
A partir da revista Viaje Mais (Ed. 96 - Maio/2009)

Serra Catarinense : Urubici
Serra Catarinense : Serra do Corvo
Share on Google Plus

About Editor

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!